Município de Alenquer

PT EN

Biblioteca de Almodôvar


Apresentação da Biblioteca

A Biblioteca Municipal de Almodôvar abriu ao público no dia 5 de Abril de 2004, é um equipamento cultural imprescindível, que pretende proporcionar a todos os cidadãos um acesso mais amplo à informação e à cultura.

Atualmente, tem um fundo documental com mais de 29 500 documentos para empréstimo domiciliário e cerca de 4656 utilizadores inscritos.

 

Objetivos:

Educação – realizar atividades de índole educativa, em articulação com as diferentes instituições do concelho, visando não só a promoção do livro e da informação, mas também a aprendizagem das diferentes linguagens artísticas.

 

Cultura – Ser um dos principais pólos da vida cultural do concelho, promovendo a fruição das grandes realizações iterarias, artísticas e cientificas da humanidade, com especial destaque para a cultura portuguesa.

 

Informação – fornecer com rapidez informação atualizada, independentemente do suporte onde ele se encontre (livros, revistas, jornais, DVD’S, CD’S, etc.), no respeito pela pluralidade de opiniões, opções ideológicas, políticas e religiosas.

 

Lazer – Assumir-se como um espaço privilegiado na ocupação dos tempos livres dos habitantes do concelho de Almodôvar.

 

Projetos de Continuidade

  • Hora do conto destina-se aos grupos escolares do Jardim de Infância e 1.º ciclo do concelho de Almodôvar, dos 3 aos 10 anos. Este projeto tem como objetivo estabelecer ligação entre a Comunidade Escolar e a Biblioteca Municipal, no sentido de fomentar nas crianças o interesse pelas histórias, pela leitura e pelos livros.

 

  • Bebéteca destina-se aos bébés dos 12 aos 36 meses acompanhados pela família e visa promover o contacto precoce com o Livro. Este projeto promove momentos de exploração e convívio com diferentes tipos de livro (Livros de pano, livros de abas, livros de banho, livros de sons, livros com fantoches, livros de texturas...).

 

  • Ler para Crescer é um projeto de continuidade e tem como destinatários as crianças dos 3 aos 5 anos e respetivas famílias. Este projeto visa promover o gosto pelo livro e pela leitura na primeira infância, assim como acompanhar os pais no papel de mediadores da leitura.

 

  • Viagem com Livros é um projeto destinados aos alunos do 1º e 2º ciclo, que mediante uma inscrição o aluno requisita um livro por cada período letivo, entre uma lista de acordo com o ano escolar que frequenta. O trabalho realizado será relacionado com o tema do livro, podendo este ser um trabalho artístico ou escrito. Em cada final do período letivo haverá na Biblioteca Municipal uma exposição com os trabalhos de todos os participantes no projeto. Todos os alunos inscritos usufruem de uma Viagem.

 

  • Atividades em Férias letivasconsiste num programa que inclui atividades de mediação de leitura, ateliês e jogos, destinadas a crianças dos 6 aos 12 anos. Estas atividades ocorrem na Biblioteca Municipal durante as férias (Natal, Páscoa e Verão).

 

Biblioteca Fora de Portas

 

  • Biblioteca vai ao Lar é projeto que consiste na realização de sessões de contos e animação nos lares da 3ª idade do concelho, ou seja a biblioteca desloca-se mensalmente a cada lar com o objetivo estabelecer momentos de partilha, troca de memórias e afetos.

 

  • Biblioteca vai ao Infantário é um projeto destinado aos bebés dos 6 aos 36 meses e tem com principal objetivo o contacto precoce com os livros e o despertar do gosto pelo livro e leitura.

 

  • Biblioteca vai à Piscina é um serviço sazonal que ocorre nas piscinas municipal de Almodôvar durante a época balnear. A biblioteca dispõe de um conjunto de documentos (Livros, Revista e Jornais diários), disponíveis para empréstimo e consulta local.

 

Atividades Regulares

 

  • Feira do Livroé um evento que acontece anualmente, composto por um conjunto de atividades culturais (sessão de contos, encontro com escritores, concertos, entre outros) destinadas às várias faixas etárias, desde os miúdos aos graúdos.

 

  • Uma Noite na Biblioteca é uma atividade destinada a crianças dos 7 aos 12 anos, permitindo vivenciarem uma noite diferente, num espaço que por normalidade apenas conhece de dia. O número máximo de participantes inscritos é 20, são acompanhados pelos colaboradores da Biblioteca e participam em dinâmicas de leitura, ateliês, jogos, e descobrem os sons fantásticos da biblioteca à noite, adormecendo ao som de histórias infantis. O regresso a casa é no dia seguinte.

 

  • Exposições Temporárias a biblioteca recebe exposições temáticas que ficam expostas no auditório da Biblioteca Municipal, normalmente durante um mês.

 

Serviços disponíveis:

 

 

  • Banco de Livros e Material Escolaré um serviço destinado a crianças e jovens desde o ensino básico ao secundário, tem como principal objetivo promover a reutilização dos manuais escolares através do empréstimo gratuito.

 

  • Serviço de fotocópias e de impressõesa Biblioteca dispõe, no sector de adultos de uma fotocopiadora para impressões e fotocópias. Para o uso da mesma deverá requerer juntos dos funcionários da biblioteca a sua utilização

 

  • Leitura e consulta local de livros, imprensa diária a biblioteca disponibiliza aos utilizadores em livre acesso documentos (livros, jornais e revistas) que podem ser consultados no espaço da biblioteca.

 

  • Serviço de empréstimo de livros, filmes e música - o empréstimo domiciliário consiste na possibilidade de requisitar documentos, existentes na Biblioteca. Este serviço é gratuito e para usufruir do mesmo apenas necessita de estar inscrito na Biblioteca.

 

  • Serviço de internet a Biblioteca dispõe, no sector de adultos e infantil, de um total de 12 computadores que poderão ser utilizados para realização de pesquisas, trabalhos, acesso à Internet e outros. A utilização deste serviço é gratuita necessitando unicamente de uma inscrição prévia junto de um funcionário da Biblioteca.

 

  • Serviço Itinerante de Leitura - Este serviço foi criando em 2006 e consiste numa prestação de serviços traduzida no empréstimo domiciliário de livros, videogramas e fonogramas. O serviço itinerante de leitura realiza-se quinzenalmente, percorrendo os diversos núcleos habitacionais do concelho de Almodôvar e assenta na deslocação de um automóvel devidamente equipado para o efeito.

Cada Leitor inscrito pode requisitar os seguintes documentos: até 3 Livros, 2 DVD’S e 2 CD’S Áudio.

Atualmente, o serviço itinerante percorre 22 localidades, tem 1043 utilizadores inscritos e apresenta uma média anual de 4811 documentos emprestados.

Documentos: