Município de Alenquer

PT EN

Biblioteca de Ferreira do Alentejo


Apresentação


A Biblioteca Municipal de Ferreira do Alentejo é um serviço informativo, educativo e cultural que tem como missão participar na construção de comunidades coesas e inclusivas, contribuindo, para o desenvolvimento pleno das mesmas na sociedade atual.

 


Objetivos:

• assegurar o livre acesso dos cidadãos a todos os tipos de informação local, nacional e internacional;
• promover e apoiar a aprendizagem ao longo da vida, bem como a educação formal e nãoformal;
• assumir um papel ativo na vida cultural do concelho, promovendo o conhecimento sobre a herança cultural, o apreço pelas artes e o atualização de conhecimento na área científicas;
• Dinamizar e participar em iniciativas de caráter social e ambiental;
• Fomentar a participação cívica.

 

Edifício


Em termos de espaços, a biblioteca encontra-se organizada pelas seguintes áreas:


A. Rés-do Chão:
1. Receção
2. Auditório (com capacidade aproximada para 60 lugares)
3. Setor infantil
Espaço destinado a crianças e jovens entre os 4 e 14 anos de idade.


Inclui:

Bebeteca: espaço destinado a crianças até aos 3 anos de idade, com atividades que promovem o desenvolvimento cognitivo e motor das mesmas.

Sala multimédia: espaço de estudo e indicado para a pesquisa e realização de trabalhos escolares.

B. 1º piso:
1. Setor adultos
2. Clube B: espaço destinado a jovens entre os 15 e 18 anos de idade. Espaço de estudo e de
socialização.
3. Sala de periódicos

 

Projetos e atividades
A. Projeto Pôr os livros ao caminho...a biblioteca vai à escola

A biblioteca municipal de Ferreira do Alentejo percorre, desde 2010, as escolas do concelho, com periodicidade mensal, promovendo o livro e a leitura. Crianças entre os 3 e 10 anos de idade são o público-alvo.
A visita às escolas passa pela leituras destinadas aos diferentes ciclos, pré-escolar e 1º ciclo do ensino Básico. Além do mais, em cada escola fica emprestada uma maleta, com livros, com o
intuito de fomentar o empréstimo e o contacto com os livros.
A atividade pressupõe sempre um trabalho de sala de aula, com o objetivo de promover a interação com a biblioteca.
A monitorização do trabalho é realizada através de questionários, quer para as docentes, quer para os representantes de alunos, os quais avaliam o trabalho efetuado.

 

B. Projeto Pôr os livros ao caminho...a biblioteca vai ao centro de dia

A biblioteca municipal, através de um serviço de itinerância, percorre mensalmente os centros de convívio e centros de dia do concelho de Ferreira do Alentejo, perfazendo um total de treze instituições. As ações desenvolvidas junto deste segmento de público são diversificadas, com a duração média de duas horas: a) musicoterapia; 2) mediação de leitura; 3) dramatização de
histórias; 4) realização de empréstimos de livros; e, 5) realização de ateliês complementares às distintas atividades. Para além deste trabalho realizado in situ, ao longo do ano, os idosos são convidados a participar na comemoração de dias festivos, em locais diversificados, tal como o Natal e também noutras atividades previstas no plano de atividades da biblioteca: mercadinho, sarau de contos e tertúlia poética.

 

3. Bibliomusical


O projeto “Bibliomusical: a música, a dança e o teatro ao serviço da leitura” é, tal como o próprio nome indica, um projeto multidisciplinar e que teve início em 2013, a partir do qual o livro é trabalhado com recurso a outras áreas. São, desta forma, objetivos do projeto: 1) contribuir para a promoção da leitura e do livro; 2) contribuir para a formação cívica da população; 3) desenvolver competências relativas a diferentes expressões comunicacionais e corporais; e, 4) contribuir para a democratização do acesso à informação. É um projeto que tem lugar nas instalações da biblioteca municipal de Ferreira do Alentejo, uma vez por semana, com a duração de uma hora, dirigido a crianças entre os 6 e 14 anos de idade. O Bibliomusical tem habitualmente duas apresentações públicas, nas quais se dá a conhecer o produto final do projeto: festa de Natal, para os colaboradores do município e Páscoa, para a comunidade em geral, resultando de uma colaboração estreita com outros setores que integram a Divisão de Cultura da autarquia, nomeadamente o Museu Municipal e o serviço de audiovisual.

 

4. Feira do Livro e da Liberdade

A “Feira do Livro e da Liberdade” já vai na 14a edição. Evento determinante para promover a leitura, o livro e os autores. A iniciativa decorre na biblioteca, durante uma semana, no mês de
Abril, na qual são colocados à venda livros de diferentes géneros literários e para diversas faixas etárias. O facto de se concretizar em Abril assume relevância especial, pelo facto de se celebrar o Dia Mundial do Livro, momento em que que celebra a leitura e a biblioteca recebe autores e desenvolve atividades de mediação leitora, para as escolas e comunidade em geral.

 


5. Aniversário da biblioteca

A celebração do aniversário da biblioteca é um momento importante. A 6 de fevereiro festeja-se a leitura e o livro com atividades diversificadas.

 


6. Histórias de Embalar

A bebeteca é uma valência destinada a crianças dos 0 aos 3 anos de idade, tendo como principais objetivos: contacto com o livro desde a primeira infância, desenvolvimento cognitivo e motor e promoção da literacia familiar.

 


7. Clube B

Clube B: espaço de intercâmbio cultural é um projeto, em curso desde o início de 2017, dirigido para o público juvenil, entre os 16 a 18 anos de idade, com o objetivo geral de promover o livro e a leitura, mas também de tornar a biblioteca como núcleo de socialização e de intercâmbio cultural da comunidade na qual se insere, em prol da educação.

 


8. Prazer em Receber

Trata-se de um programa destinado à comunidade escolar, recebendo, com marcação prévia, grupos, para os quais se preparam atividades temáticas.

 

9. Biblioférias


A biblioteca municipal integra o programa de ocupação de férias da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo. Durante os meses de julho e agosto, crianças entre os 6 e os 12 anos de idade usufruem das atividades: teatro, dança, biblioestrelas da canção, escrita criativa e jogos.

 


10. Semana da leitura

A semana da leitura é uma iniciativa promovida pelo Agrupamento de Escolas de Ferreira do Alentejo, na qual a biblioteca é parceira. A atividade decorre anualmente, em março, e envolve
todos os alunos do agrupamento.