Município de Alenquer

PT EN

Biblioteca de Aljustrel


1 - Apresentação

Inaugurada a 8 de Dezembro de 1997 a Biblioteca Municipal de Aljustrel integra a Rede de Bibliotecas de Leitura Pública, está instalada num edifício construído de raiz, é um espaço moderno, vivo e funcional, que acolhe e promove diversas manifestações culturais.

A biblioteca procura reunir, organizar, tratar e difundir a informação nos diversos suportes disponíveis. Possui um fundo documental constituído por mais de 40 mil documentos, disponíveis para empréstimo domiciliário, e tem cerca de 2700 utilizadores inscritos.

 

Missão

A Biblioteca Municipal de Aljustrel de acordo com o Manifesto da IFLA/UNESCO para as Bibliotecas Públicas, tem como missão promover o acesso à informação, à cultura e ao lazer, a todos os utilizadores, sem exceção, de forma gratuita, com o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos informados e conscientes.

 

Objetivos
 

  1. Fomentar a cooperação com as escolas do concelho, programar atividades que visam promover o livro e a leitura para criar e fortalecer hábitos de leitura nas crianças, desde a primeira infância;
  2. Apoiar a educação individual e a autoformação, assim como a educação formal a todos os níveis;
  3. .Promover o conhecimento sobre a herança cultural, o apreço pelas artes e pelas realizações e inovações científicas;
  4. Apoiar a tradição oral;
  5. Possibilitar o acesso a todas as formas de expressão cultural das artes do espetáculo;
  6. Contribuir para a democratização do acesso à informação independentemente do suporte em que esta se apresente, no respeito pela diversidade de opiniões e pontos de vista;
  7. Desenvolver projetos de extensão cultural junto de toda a comunidade;
  8. Facilitar o desenvolvimento da capacidade de utilizar a informação e a informática.

Horário
Segunda a sexta- feira: 9h00-12h30 e 14h00-18h30
Sábado: 10h00 – 13h00

 

Contactos:
Biblioteca Municipal de Aljustrel
Largo da Biblioteca
7600-010 Aljustrel

Telefone: 284 600071

E-mail: biblioteca@mun-aljustrel.pt

 

 

2 - Estrutura

Átrio
Local de receção e acolhimento dos utilizadores, a partir do qual se faz a ligação aos diferentes setores da biblioteca. É aqui que se processa o empréstimo e a devolução do fundo bibliográfico, se dão informações diversas e se fazem pequenas exposições biobibliográficas e se expõem as novidades literárias.

 

Sector de Adultos

É constituído por duas zonas complementares entre si: leitura de periódicos – espaço confortável e informal, onde o utilizador pode folhear à vontade um conjunto diversificado de jornais e revistas sobre diversos temas da atualidade;

Referência e Consulta Local, onde se encontram as obras de referência e o fundo documental sobre a vida da comunidade. Aqui existe um espaço com mobiliário adequado que possibilita uma consulta/leitura mais demorada, das obras expostas nas estantes, que estão à disposição dos utilizadores em regime de livre acesso, e outro onde se disponibilizam três computadores com acesso à Internet.

 

Sector Infanto-Juvenil

É constituído por três zonas: Sala do Conto, local onde se desenvolvem uma série de atividades de animação e promoção da leitura, tais como contos, dramatizações, pinturas, jogos e se procura recriar os ambientes que povoam o imaginário infantil;

Sala de Leitura onde estão, em livre acesso, livros e álbuns, CDs e DVDs destinados a este público;  e Sala de Informática na qual estão cinco computadores, todos com acesso à Internet.

 

Mezanino

Neste espaço são disponibilizados ao público quatro computadores com acesso à Internet e onde os utilizadores podem usar os seus próprios dispositivos, para aceder à rede. 

 

Sector Audiovisual

A biblioteca, de acordo com as exigências da Sociedade de Informação, dispõe de um espaço destinado à audição e visionamento de CDs e DVDs. É aqui que se faz o empréstimo domiciliário destes documentos.

 

 

Sala Polivalente

Esta sala é utilizada para a realização de atividades diversas, como sejam: exposições, apresentações de livros, workshops, ações de formação.

 

Jardim Interior

Um espaço de lazer, agradável para leitura e convívio na primavera e verão, com ligação ao setor de adultos e à sala polivalente.

 

Auditório
Espaço destinado a colóquios, conferências, encontros com escritores, recitais de poesia, música, teatro, cinema, organizados pela biblioteca e pela comunidade, está ligado à biblioteca, mas também uma entrada autónoma.

 

3- Serviços

A biblioteca presta os seguintes serviços:

Leitura e consulta local de livros, periódicos e multimédia     

São disponibilizados em livre acesso (livros, jornais, revistas, CDs e DVDs) para consulta na biblioteca sem necessidade de inscrição.

Empréstimo Domiciliário

Os documentos que constituem o fundo documental da biblioteca (livros, música e filmes) são disponibilizados, gratuitamente, para leitura domiciliária. Para usufruir deste serviço é necessário ter o cartão de leitor.

Empréstimo Interbibliotecas

É um serviço, gratuito, que torna acessível ao público, um documento, independentemente da sua localização. O EIB permite o acesso e a partilha de fundos documentais entre bibliotecas, através do empréstimo de obras não disponíveis no seu fundo documental, tendo em vista a satisfação das necessidades dos utilizadores.

Serviço de Internet

A Biblioteca Municipal disponibiliza, gratuitamente, ao público doze computadores com acesso à Internet, para pesquisa e realização de trabalhos, que estão localizados em diversas áreas. Os utilizadores, que assim o entendam, podem usar a rede Wi-fi.

Serviço de Fotocópias e de Impressões

A Biblioteca para colmatar as necessidades dos seus utilizadores, dispõe de uma fotocopiadora multiusos, e uma impressora.  

Serviço de Mediação Leitora

Este serviço é de extrema importância para a biblioteca e para a comunidade, através do qual os mediadores, com o objetivo de facilitar a compreensão da obra, facilitam e promovem o diálogo entre o leitor e o livro, enquanto objeto de conhecimento e de descobertas incríveis, através da criação de projetos diversos e atividades criativas.

Serviço de Extensão Cultural

Neste serviço ganham destaque atividades de índole cultural muito diversas como: encontros com escritores, ateliers, colóquios, ações de formação, clubes de leitura e teatro, entre outras. A biblioteca também desenvolve a sua ação de mediação leitora fora de portas em lares da terceira idade, infantários e escolas.

 

Projetos e Atividades Permanentes

Hora do Conto e Oficina da Criação: Ler e Reler

Valores Nunca São Demais

Trata-se de um projeto de mediação leitora dirigido a crianças do pré-escolar, desenvolve-se na sala do conto e no sector infantil da biblioteca. São selecionados diversos livros que vão ser trabalhados com recurso a diferentes abordagens e técnicas.

Quem Conta, Reconta e Faz-de-Conta

Projeto de mediação e animação de histórias, que se traduz em atividades de leitura de lendas, e que procura trabalhar o texto narrativo e a interação leitura/escrita, dirigido a crianças do 1º Ciclo.

 

Histórias de Colinho e Afeto

É um projeto que visa trabalhar as emoções, os sentimentos e os valores, e está integrado no projeto intergeracional Histórias com Tricô, dirigido a crianças do Pré-escolar.

Malmequer de Histórias: Oiço Aqui e Conto Ali

É um projeto dirigido a pais e filhos com crianças dos 3 aos 6 anos de idade. Esta atividade recorre a dinâmicos que exercitam as habilidades sensoriais das crianças e a sua integração, através da realização de atividades de grupo. Decorre quinzenalmente, mediante inscrição prévia.

 

Oficinas de Teatro

Este projeto visa trabalhar as competências leitoras, expressivas e emocionais das crianças e jovens, através da utilização de estratégias continuadas de animação e de leitura orientada. A atividade consiste na dramatização de histórias, através da adaptação dramatúrgica de obras literárias do Plano Nacional de Leitura ou de outros textos. No final é feita a apresentação ao público das dramatizações que foram trabalhadas.

Deste projeto fazem parte o Grupo Contador de Histórias da Biblioteca – PIM PAM PUM constituído por crianças dos 8 aos 13 anos e o Grupo de Teatro da Biblioteca - NAIPE cujos membros têm idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos.

 

Biblioteca ao Largo: Contos Tradicionais e Atividades de Expressão Plástica

 Este projeto é dirigido a utentes dos Lares e Centros de Dia do concelho, tem como objetivos estimular e incentivar a leitura junto desta população, estimular a criatividade,  o convívio intergeracional e entre os pares e promover a partilha da herança cultural do concelho, com os idosos a relembrarem as histórias da sua infância e juventude, bem como as suas vivências. Este projeto desenvolve-se mensalmente nas instituições, mas para promover o convívio entre os utentes dos diversos Lares e Centros de Dia, por ocasião de datas festivas as atividades decorrem na biblioteca.

 

Projetos e Atividades Pontuais

 

Feira do Livro

A Biblioteca organiza no quarto fim-de-semana de outubro a Feira do Livro, que já vai na 18ª edição. Deste certame fazem parte diversas atividades culturais, como teatro, apresentação de livros e música.

 

Ateliers de Escrita Criativa

Esta atividade é dirigida a crianças do 3º e 4º ano do Ensino Básico, proporciona aos participantes a oportunidade de contacto com diferentes tipos de texto, para lhes dar oportunidade de criarem textos, quadras, frases originais, com o objetivo de melhorar as suas capacidades de escrita e a aquisição de novo vocabulário, decorre no mês de março.

Concurso de Posters – Tolerância já e Necessária!,

Esta atividade é dirigida a jovens do 3º ciclo e Secundário com o objetivo de assinalar o Dia Internacional da Tolerância, que se comemora a 16 de novembro. Os participantes criam posters para alertar, informar, refletir e despertar a comunidade em geral, para a importância e a necessidade de combater a intolerância, seja ela de cariz cultural, económica, religiosa, sexual e racial, no âmbito da abordagem escolar à cidadania. Os trabalhos elaborados são expostos na escola, nos Paços do Concelho e na Biblioteca.

 

Ao longo do ano a biblioteca desenvolve diversas atividades pontuais como sejam: Encontros com escritores, Workshops de Escrita Criativa, Recitais de Poesia, Ateliers diversos, Teatro, Música, Exposições, Conversas com Pais, Colóquios e Palestras, entre outras.