Município de Alenquer

PT EN

Biblioteca de Serpa


Apresentação da Biblioteca


Serpa pode orgulhar-se de ter tido a sua primeira biblioteca pública nos alvores do século XX. Em 1904, por iniciativa de um grupo de dedicados serpenses, foi criada a "Biblioteca Pública Correia da Serra", em homenagem ao Abade Correia da Serra (1751-1823), natural de Serpa e uma das figuras mais notáveis do Século das Luzes. Por vicissitudes várias foram conturbados os anos de vida da instituição cujo património bibliográfico ronda hoje os dois mil volumes. Mais tarde, em 1966, é inaugurada a Biblioteca Gulbenkian de Serpa, mercê da celebração de um protocolo entre a autarquia e a Fundação Calouste Gulbenkian, o qual se manteve em vigor até finais de 2002, altura em que foi aprovada a candidatura apresentada pela Câmara ao Programa de Apoio às Bibliotecas Municipais do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas. A 24 de Janeiro de 2009 inaugurou-se a nova Biblioteca Municipal de Serpa.
Inserida na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, a Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra promove a democratização do saber através do acesso livre e gratuito à cultura e à informação, e privilegia o lazer, a ocupação dos tempos livres e a criação e o fortalecimento de hábitos de leitura.
A Biblioteca dispõe de um espaço para adultos e de um espaço para jovens e crianças. Na zona para adultos, os utentes podem ler livros e periódicos. Há também computadores com acesso à Internet e wi-fi gratuito. Na área infanto-juvenil, para além de todas essas valências, existem uma Sala de animação de leitura.
Todos os utilizadores têm à sua disposição um serviço de consulta local e de empréstimo domiciliário (livros, CD e DVD). Um catálogo de todo o fundo bibliográfico informatizado que pode ser consultado localmente ou através da Internet.
Os serviços da Biblioteca são gratuitos, sendo apenas necessário para o empréstimo domiciliário que o utente esteja munido do Cartão Municipal Terra Forte ou cartão de cidadão. Equipada com uma sala polivalente, a Biblioteca programa mensalmente atividades culturais e de animação do livro e da leitura.

 

Contactos:

Rua José Maria Afreixo, 7830-358 Serpa

Telefone: 284 540 290

Email: biblioteca@cm-serpa.pt

 


Horário: 

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 14h30 - 19h00

 

Serviços da Biblioteca


 Leitura e consulta (formal e informal) presencial (geral/adultos, periódicos, infantil, fundo local)
 Empréstimo domiciliário
 Serviço de atendimento, informação e de referência
 Serviço de animação e extensão cultural (exposições, hora do conto, etc)
 Acesso a recursos multimédia (filmes, discos, cd-roms, etc)
 Livre acesso a computadores multimédia (informática e internet)
 Serviço de Reprografia
 Promoção do livro e da leitura
 Empréstimo interbibliotecas
 Formação e auto-informação de utilizadores (geral, TICs, etc)

 


Espaços

 Sector de Adultos

 Sector Infanto/Juvenil (inclui Sala do Conto)

 Sector de Audiovisuais

 Espaço Internet

 Sala Polivalente

 Bébéteca

 Área de Exposições

 Cafetaria