Município de Alenquer

PT EN

Biblioteca de Moura


Apresentação da Biblioteca


A Biblioteca Municipal de Moura foi inaugurada a 27 de junho de 1968. Desde 1987 que integra a Rede de Bibliotecas Públicas, sendo uma das primeiras bibliotecas do país a fazê-lo. Foi a Biblioteca Fixa nº 149 da Fundação Calouste Gulbenkian e viu a sua primeira fase da projetada remodelação abrir ao público a 24 de Junho de 1991, há precisamente 20 anos.
Assumindo-se como uma "porta aberta ao conhecimento" e tendo como lei fundamental o Manifesto da Unesco para as Bibliotecas Públicas, a Biblioteca Municipal de Moura procurou em todos os instantes, cumprir o seu papel de facilitadora do acesso dos cidadãos ao conhecimento, ao pensamento, à cultura e à informação. Garantiu liberdade, igualdade, isenção. Criou as condições necessárias para que todos os cidadãos, sem distinção de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou condição social se sentissem bem-vindos no seu espaço e procurou honrar a confiança em si depositada enquanto força viva para a educação, a cultura e a informação, e como agente essencial para a promoção da paz e do bem-estar espiritual nas mentes dos homens e das mulheres.
Durante estes vinte anos, cresceu de todas as formas possíveis, recusando aceitar os limites impostos pelas grossas paredes que a protegem. Estendeu-se a todas as freguesias do concelho (caso raro, senão único em Portugal), esteve nas escolas e criou parcerias inéditas e exemplares com a Rede de Bibliotecas Escolares. Reformulou serviços e implementou projetos de promoção e difusão da leitura. Criou o primeiro catálogo coletivo concelhio online a nível nacional e continua a ser uma referência no funcionamento em rede.
Mais do que a Biblioteca Municipal, quem está hoje de parabéns é a comunidade que a utiliza, que usufrui dos seus serviços, que justifica a sua existência e o seu aperfeiçoamento constante. O que já fizemos, o que fazemos e o que faremos, é feito para si, caro leitor.
Tão importante como celebrar os vinte anos que passaram, a que se somam os 23 anos anteriores, é tomar consciência do caminho percorrido e seguir em frente, é continuar a projetar o futuro.

 

Contactos:


Praça Sacadura Cabral, 7860-207 Moura
Telefone: 285 250 446
Fax: 285 251 522
Email: biblioteca.moura@cm-moura.pt; bibliotecamoura@gmail.com

 

Horário:
• Verão (16 de Junho a 15 de Setembro)
De Segunda a Sexta-feira: 9h30 – 12h30 e 14h00 – 18h00
• Inverno (16 de Setembro a 15 de Junho)
Segunda a Sexta-feira: 9h30 – 18h00
Sábado: 9h30 – 12h30 e 14h00 – 18h00

 

Serviços da Biblioteca


• Atividades regulares:
 Hora do Conto: Sábados, às 11h00
• Serviços gratuitos:


 Empréstimo domiciliário
 Consulta local
 Leitura de publicações periódicas
 Acesso à Internet
 Formação de utilizadores em competências básicas de informática
 Formação de utilizadores
 Apoio à Investigação e à Aprendizagem ao longo da vida
 Atividades de promoção e animação da leitura


• Serviços mediante pagamento:
 Impressão de folhas A4 a preto e/ou a cores
 Fotocópias A4 a preto
 Encadernações de argolas