Município de Alenquer

PT EN

Gabinete Técnico Florestal


A resolução de Conselho de Ministros nº157-A/2017, de 27 Outubro para defesa da floresta contra incêndios florestais vem reforçar a segurança das populações e aumentar a resiliência do território e qualificar e capacitar os agentes de proteção civil. O Gabinete Florestal é financiado pelo Fundo Florestal Permanente pela portaria n.º10-A/2018 de 5 janeiro, no âmbito da ação relativa ao Funcionamento dos Gabinetes Técnicos Florestais Intermunicipais, eixo de intervenção na Defesa da Floresta contra Incêndios e Agentes Biológicos.

 

Esta candidatura tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento dos Gabinetes Técnicos Florestais sedeados na área de intervenção da CIMBAL, através da promoção de políticas florestais, acompanhamento dos Planos de Defesa da Floresta Contra Incêndios e Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios e a transposição homogénea dos Planos Regionais de Ordenamento Florestal.

 

Na sequência das decisões anteriores deu inicio o Gabinete Florestal em junho de 2018 na CIMBAL com os seguintes objetivos:

 

. Acompanhamento das políticas florestais;

 

. Acompanhar e promover a transposição homogénea dos Planos Regionais de Ordenamento Florestal (PROF) para os Planos Diretores Florestais (PDM);

 

. Promover a articulação e funcionamento integrado dos Gabinetes Técnicos Florestais (GTF);

 

. Acompanhamento dos Planos de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PDFCI) e Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI);

 

. Atividades que sejam solicitadas pelo ICNF (Instituto Conservação Nacional e Florestas), em articulação com a entidade intermunicipal.