Município de Alenquer

PT EN

COOPERA RS


 

 

 

COOPERA_RS - Rede para a promoção da cooperação, qualificação e competitividade do território associado ao Provere dos Recursos Silvestres

 

A operação baseia-se na ideia da cooperação, qualificação e obtenção de informação estratégica, como fatores essenciais à profissionalização das fileiras associadas aos recursos silvestres do Alentejo, mas também enquanto fatores-chave para a valorização integral da Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC), enquanto fator diferenciador para o território. Com esta estratégia de intervenção, pretende-se potenciar os resultados positivos que uma EEC pode alavancar, quer de forma direta, para os intervenientes ao nível destas fileiras, quer de forma indireta para todo o território que suporta e apoia a mesma.

 

Os objetivos estão associados ao seguinte: promoção de soluções de cooperação entre os diversos intervenientes da EEC e assegurar as condições necessárias para que os recursos silvestres e produtos associados possam constituir uma base motora para o desenvolvimento económico e empregabilidade da região de intervenção, envolvendo na equação os Municípios e os GALs em conjunto com o tecido empresarial. Promover a estabilização, sustentabilidade, competitividade e profissionalização das fileiras associadas ao foco temático da EEC, consolidando os investimentos realizados na EEC anterior. Estimular a criação de valor em toda a fileira, por via da qualificação dos diferentes intervenientes. As intervenções propostas baseiam-se na realização de ações diretamente relacionadas com as tipologias previstas no número 5 do artigo 128.º do RECI e que são descritas em seguida: Promoção de práticas de cooperação e "coopetição" dentro das fileiras dos recursos silvestres - desenvolvimento de uma rede regional de eficiência coletiva, que envolva os diferentes recursos disponíveis públicos e privados, com vista à promoção de práticas de cooperação e "coopetição" dentro das fileiras dos recursos silvestres. Ações de Sensibilização/Qualificação para os fatores críticos de competitividade - incluindo ações por fileira e ações transversais. Promoção de Iniciativas que potenciem a obtenção e produção de informação estratégica - ao nível dos financiamentos alternativos e através da criação de uma Bolsa de Ideias de Negócios associados à valorização dos Recursos Silvestres. Com a implementação do projeto, pretende-se que as fileiras associadas aos recursos silvestres do Alentejo, ganhem uma maior consolidação e profissionalização. Na Memória Descritiva são identificadas algumas fragilidades que estas fileiras enfrentam. Espera-se que, através do desenvolvimento deste projeto, muitas dessas fragilidades sejam minimizadas ou ultrapassadas, e que as empresas associadas tenham conseguido implementar fatores de inovação (de produto, de processo ou organizacional) que lhes permita tornarem-se mais eficientes, criar mais-valias e organizarem-se para o mercado de forma mais eficaz. Esperase também, que algumas soluções de cooperação tenham sido implementadas com sucesso, com reflexos diretos, quer para as empresas já instaladas, quer para futuros empreendedores nestes recursos. Por último, mas não menos importante, espera-se também, que o projeto COOPERA_RS, seja um fator de coesão em torno da EEC em causa e que permita um maior envolvimento entre o foco temático da EEC e o território que a suporta, com impactos económicos associados.