Município de Alenquer

PT EN

Presidente da CIMBAL reuniu com Ministro das Infraestruturas e Habitação


17 de fevereiro 2021
Presidente da CIMBAL reuniu com Ministro das Infraestruturas e Habitação
Presidente da CIMBAL reuniu com Ministro das Infraestruturas e Habitação

Jorge Rosa, Presidente da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo reuniu com recurso a teleconferência, esta segunda-feira, 15 de fevereiro, com o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos. Nesta reunião foram discutidos vários temas relacionados com a habitação e as acessibilidades físicas e digitais.

Sobre as acessibilidades digitais, foi transmitido ao presidente da CIMBAL que o ministério já identificou esta necessidade e que pretendem fazer os investimentos necessários em infraestruturas que cubram todo o Alentejo com fibra ótica.

 

Em relação às acessibilidades físicas, nomeadamente à rodovia foi informado que:

 

O PNI 2030 tinha prevista a execução do IP8, até Beja. Com recurso ao financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, está garantida a finalização deste troço até junho de 2026.

A Circular a Aljustrel já tem destinada verba, e que irão fazer esta obra no âmbito do Plano Nacional de Investimentos;

As Infraestruturas de Portugal estão a proceder a manutenções e requalificação de estradas nacionais tendo várias intervenções programadas para o Baixo Alentejo;

O ministro registou ainda as pretensões da ligação de Beja a Vila Verde Ficalho (fronteira) e do IC 27;

 

Em relação à ferrovia o ministro Pedro Nuno Santos informou que:

O troço Casa Branca – Beja já está previsto no PNI, com a obra a ser realizada em 2025, e já com verba certa;

No troço Beja – Funcheira estão a fazer o estudo de viabilidade, e são de opinião que se deve fazer esta obra, pelo que deverão avançar com o projeto para a obra;

 

Foi ainda tema da reunião o Aeroporto de Beja e nas necessidades de boas ligações, e no facto do país ter em Beja uma excelente infraestrutura à disposição.