Município de Alenquer

PT EN

Projeto LCA4Regions – Jornadas de trabalho em Beja


21 de março 2022
Projeto LCA4Regions – jornadas de trabalho em Beja
Projeto LCA4Regions – jornadas de trabalho em Beja

Nos dias 16 e 17 de março, a CIMBAL acolheu a sétima reunião de trabalho do projeto LCA4Regions, financiado pelo Interreg Europe, e envolvendo também parceiros de Espanha, Itália, Lituânia, Finlândia, Polónia e Eslovénia. Este projeto de cooperação inter-regional visa apoiar as regiões na utilização dos recursos naturais de forma mais eficiente, introduzindo a avaliação de ciclo de vida nas políticas públicas.

Nas jornadas de trabalho, promovidas de forma híbrida (presencial e com recurso a videoconferência), foram apresentados e discutidos os Planos de Ação de cada região e também a introdução da avaliação de ciclo de vida nas políticas públicas, designadamente no caso do Baixo Alentejo.

Foram realizadas visitas, no âmbito das boas práticas assinaladas pela CIMBAL:

- Programa de sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo – visita de campo e adega da Quinta do Paral e Adega Cooperativa de Cuba, Vidigueira e Alvito, com o apoio da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana;

- Projeto URSA – Unidade de Recirculação de Subprodutos de Alqueva – sistema de compostagem, baseado na permuta de subprodutos agrícolas por fertilizante orgânico para utilização agronómica pelos agricultores, materializando a economia circular de ciclos curtos no contexto agrícola.

Jornadas de trabalho muito profícuas, que permitiram dar a conhecer o ponto de situação do projeto, em cada região, pelos respetivos parceiros e, da parte do Baixo Alentejo mostrar duas excelentes práticas implementadas no nosso território, mostrando aos nossos parceiros internacionais exemplos da sustentabilidade da nossa região.