Município de Alenquer

PT EN

PROJETO FIREPOCTEP PROMOVEU SESSÕES PARTICIPATIVAS


13 de junho 2022
PROJETO FIREPOCTEP PROMOVEU SESSÕES PARTICIPATIVAS
PROJETO FIREPOCTEP PROMOVEU SESSÕES PARTICIPATIVAS

No âmbito do projeto FIREPOCTEP, do qual a CIMBAL é parceira, foram desenvolvidas no dia 9 de junho duas sessões participativas.

O objetivo destas sessões participativas passou por criar um espaço de encontro onde foi possível partilhar experiências e conhecimentos ao nível da prevenção de incêndios florestais.

As sessões participativas apresentaram também como objetivo contribuir para o desenvolvimento de um guia de boas práticas preventivas baseado nas experiências e conhecimentos das entidades de cada área piloto por forma a que sirva de inspiração para novos métodos preventivos.

Nestas sessões foram abordados os temas da prevenção ativa de incêndios florestais através do uso de técnicas agrosilvopastoris e a análise de infraestruturas de prevenção de incêndios. Nestes, pretendeu-se debater a manutenção e construção de novas infraestruturas de prevenção de incêndios, legislação em vigor, ajudas e subsídios, a utilização de biomassa derivada da manutenção de infraestruturas, etc.,

O projeto FIREPOCTEP tem como objetivo promover a adaptação às alterações climáticas através da prevenção e da gestão de paisagem exposta a incêndios florestais em zonas rurais transfronteiriças.