Município de Alenquer

PT EN

CIMBAL em total sintonia e congregação de esforços com entidades envolvidas no combate ao COVID-19


17 de março 2020
CIMBAL em total sintonia e congregação de esforços com entidades envolvidas  no combate ao COVID-19
CIMBAL em total sintonia e congregação de esforços com entidades envolvidas no combate ao COVID-19

A CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo promoveu uma reunião entre os Municípios do Baixo Alentejo e um conjunto de entidades: ULSBA; UCSP de Beja; ANEPC; Segurança Social e PSP, com o objetivo de fazer um ponto de situação sobre a aplicação das normas de contingência para o COVID 19.

 

Importa relevar que os treze municípios do Baixo Alentejo e a CIMBAL dispõem de Planos de Contingência ativos, com um conjunto de medidas excecionais e temporárias, estando assegurados os serviços essenciais.

Solicita-se que sejam utilizados os meios eletrónicos (e-mail) ou de telefone para contacto, evitando o atendimento presencial. Informação disponível na página internet de cada Município.

Foi efetuado um primeiro balanço da implementação da Primeira Fase de Mitigação, para reorganização dos recursos para dar resposta à avaliação a tratamento de doentes com COVID 19, segundo as orientações da D.G.S. e as implicações no território.

Por parte da ANEPC, foi também sublinhada a importante contribuição dos Municípios e dos seus serviços de proteção civil, no âmbito do Plano de Operações Nacional para o COVID 19.

Louvamos a entrega e o trabalho abnegado que os profissionais de saúde, das forças de segurança e de socorro, incluindo os bombeiros voluntários, e das forças armadas, assim como os trabalhadores dos serviços públicos (municipais e da administração pública) e de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais têm desenvolvido, de forma a garantir os melhores meios no combate à epidemia.

Vincamos o papel fundamental que os municípios têm sabido desempenhar nesta situação, mantendo a serenidade, mas com segurança, e implementando medidas de prevenção, que serão determinantes quer para a proteção das equipas municipais, quer para quem habitualmente com elas se relaciona.

A evolução da situação está a ser monitorizada, de forma constante, podendo as medidas serem alteradas, de acordo com a evolução registada.

A CIMBAL, os Municípios do Baixo Alentejo e as demais entidades estão em total sintonia e congregação de esforços no combate a este desafio. Contamos que todos sejamos um Agente de Saúde Pública, protegendo-nos a nós e aos outros!

Recomendamos o estrito cumprimento das recomendações da Direção Geral de Saúde, bem como das determinações governamentais.