Município de Alenquer

PT EN

Museu Municipal de Arqueologia de Serpa


O Museu Municipal de Arqueologia, situado no Castelo de Serpa, integra um espaço de exposição permanente, uma sala polivalente e um café com esplanada.

 

O piso inferior possui uma receção com informação sobre o Museu e a coleção de Pré e Proto-História, com os materiais arqueológicos expostos na mesa central e nas laterais os principais temas que ajudam a interpretar todo o espólio. Numa das salas passa em permanência um filme do realizador João Botelho, que conta através da palavra e da imagem em movimento, a história do Território de Serpa.

 

O piso superior é dedicado à Época Romana, à Antiguidade Tardia e ao Período Islâmico, através de um percurso onde as ilustrações dos painéis dão significado aos artefactos expostos nas vitrinas e aos elementos arquitetónicos dispostos no eixo central. A separar o período romano da Antiguidade Tardia há que passar por uma sala que dá a conhecer peças ligadas ao mundo dos mortos. No espaço dedicado à Antiguidade Tardia fica-se a conhecer vestígios relacionados com o advento do cristianismo na região e de seguida há que observar de perto o legado islâmico através de objetos variados e descobrir o significado da voz em árabe que se ativa à sua passagem.

 

Morada: Alcáçova do Castelo, 7830-428 Serpa

Tel.: 284 544 663

E-mail: museuarqueologia@cm-serpa.pt

Horário:

- Verão/Inverno (9.00h às 12.30h e das 14.00h às 17.30h): Terça-feira a domingo

- Encerra: 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa (parte da tarde), 1 de Maio, 24, 25 e 31 de Dezembro

 

GPS: 37º 56`40`` - 7º 35`50``

Web: www.visitserpa.pt/museu-municipal-arqueologia