Município de Alenquer

PT EN

Museu Municipal de Ferreira do Alentejo


Museu Municipal de Ferreira do Alentejo

O Museu de Ferreira é uma estrutura que conta com 5 núcleos. Museu da  Rede Portuguesa de Museus, o Museu sugere um longo percurso de visita que vai desde a criação do Universo à História do Concelho de Ferreira em pleno século XXI.

 

O Museu alberga achados arqueológicos, pintura, arte sacra, manuscritos, curiosidades sobre personalidades relevantes do Concelho, sobre etnomusicologia e também sobre a cozinha tradicional Alentejana.

 

Morada: Rua Conselheiro Júlio de Vilhena, 6 7900-572 Ferreira do Alentejo

E-mail: museu@cm-ferreira-alentejo.pt

 

Horário:

Terça a sexta: 10h00 - 13h00 e 14h30 - 18h30

Sábado e Domingo: 10h00-13h00

Encerra: Segunda feiras e feriados, exceto dia 5 Março

 

GPS: lat-38,41055825094612 long. -7,734376999999995

Web: https://ferreiradoalentejo.pt

 

Núcleo sede

O núcleo sede ocupa a casa Agrícola Jorge Ribeiro de Sousa, edifício do século XIX. Aqui evoca-se e revela-se a evolução do território desde o 4º milénio até ao dias de Hoje. O núcleo integra valências educativas, laboratório, sala de exposições temáticas e temporárias, bem como uma loja, espaço investigadores e auditório.

 

Arquivo Municipal

O núcleo alberga o património arquivístico concelhio  e tem por objetivo salvaguardar a informação histórica ou funcional contida nos inúmeros documentos rececionados, produzidos ou incorporados pelo Município de Ferreira. Aqui encontra-se uma das fontes para o conhecimento e investigação histórica concelhia, com documentos manuscritos e impressos desde o século XVI até ao presente.

 

 

Estação Arqueológica do Monte da Chaminé

A villa do Monte da Chaminé apresenta uma ocupação desde o século I até ao século VII. Para além da casa de habitação, encontramos elementos relacionados com a existência de um lagar com 2000 anos. Junto a este núcleo terá ainda passado um troço medieval do caminho de Santiago, confirmado pelas ossadas de um peregrino jacobino.