Município de Alenquer

PT EN

Projeto CityZen


CityZen – Enhancing scalable innovations and new business models based on urban farming ecosystem values

(Melhorar as inovações e novos modelos de negócio baseados nos valores do ecossistema agrícola urbano)

A utilização de hortas urbanas e nomeadamente hortas comunitárias permitem promover e incentivar o uso de práticas agrícolas tradicionais. Com estas novas dinâmicas criam-se também novas oportunidades de negócios.

A CIMBAL integra o projeto Cityzen, financiado pelo INTERREG Europe, que promove a agricultura urbana como uma força motriz de sucesso para a mudança económica e social. Num total de cinco regiões europeias parceiras (Bulgária, Grécia, Portugal, Espanha e Alemanha), o CityZen quer sensibilizar as políticas regionais para a inovação verde e a eficiência de recursos e torná-la mais sustentável, integrando modelos e práticas de agricultura urbana (por exemplo, nas áreas de qualidade/segurança/ gestão de resíduos alimentares, desenvolvimento comunitário e qualidade de vida).

Este projeto visa promover a agricultura urbana como uma força motriz de sucesso para a transformação económica e social, introduzindo o conceito a decisores assim como influenciando políticas. O projeto CityZen pretende explorar os novos valores (empresariais) de sucesso que a agricultura urbana traz para o ecossistema e interligá-los ao empreendedorismo inovador e às cadeias de abastecimento.

O projeto contribui ainda para uma melhoria de políticas regionais no sentido de criar oportunidades de empreendedorismo e impulsionar a transformação empresarial e social nesta temática. No Baixo Alentejo será considerado o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Baixo Alentejo (PEDBA), nomeadamente no que respeita à AE6 – Rede de infraestruturas e serviços ambientais.

Neste projeto a CIMBAL terá um papel de partilha de conhecimento e mobilização de stakeholders estando prevista uma participação ativa na implementação da Fase 2 com a implementação do plano de ação decorrente do projeto.

 

Publicações de divulgação:

WEBINAR - CIMBAL - COVID 19 E O DESAFIO DA AUTONOMIA ALIMENTAR: O CASO DA REDE ALIMENTAR DE MÉRTOLA

 Youtube - Sessão gravada na plataforma Zoom da Webinar "Covid 19 e o Desafio da Autonomia Alimentar..." 

Recortes de Imprensa:

Rádio PAX - “Covid-19 e o desafio da autonomia alimentar” discutido na CIMBAL

Rádio Campanário - A CIMBAL volta a organizar uma Webinar