Município de Alenquer

PT EN

Programação Cultural em Rede no Baixo Alentejo – Festival BA


 

A presente candidatura resulta de uma parceria alargada para a Programação Cultural em Rede no Baixo Alentejo, promovida pela CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo e que conta com a participação de todos os Municípios que dela fazem parte. Para o efeito é estabelecido um protocolo de parceria que define os termos da colaboração no âmbito desta operação.

A CIMBAL e os Municípios pretendem promover a dinamização, promoção e desenvolvimento do património cultural, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade dos territórios designadamente através da sua qualificação e valorização turística (Prioridade de Investimento (PI) 6.3).

Pretende-se assim aumentar a atratividade do Baixo Alentejo e a sua dinamização económica, tornando-o  um destino turístico de excelência, com vista à diminuição de assimetrias e ao reforço da coesão territorial, por via da realização de eventos associados ao património, à cultura e a bens culturais, intensificando a projeção da imagem da região, com elevado impacto em termos de captação de fluxos turísticos, bem como do desenvolvimento de uma programação em rede a nível intermunicipal e da divulgação e integração territorial, através de iniciativas de cooperação territorial e institucional. Iniciativas essas que integram a programação cultural em rede, a divulgação de equipamentos, bens culturais e serviços prestados, bem como a criação de programas de dinamização do património cultural e natural.

A CIMBAL está a finalizar com todos os seus Municípios a programação cultural em rede, de forma a assegurar a itinerância dos espetáculos contemplando equitativamente todos os Municípios. Prevêse que, em outubro, o formato final da programação fique fechado garantindo, os objetivos do projeto e o cumprimento das, mais recentes, orientações da Direção Geral de Saúde, contempladas nos planos de contingência, da CIMBAL, dos Municípios e dos locais onde serão realizadas todas as iniciativas.

A programação cultural em rede do Baixo Alentejo irá envolver as entidades e profissionais da cultura identificados por cada um dos Municípios, envolvendo nomeadamente expressões artísticas como o teatro, a dança, a música, o artesanato e o cante.