O projeto FRED centra-se na prevenção e mitigação dos impactos das alterações climáticas ao nível dos incêndios florestais. Infelizmente, a região Mediterrânea tornou-se um foco de incêndios florestais, especialmente porque as alterações climáticas e o consequente aumento da temperatura propiciam a ocorrência de eventos extremos que causam dano, prejudicam e podem promover a deslocação de milhões de pessoas anualmente.
O objetivo geral do projeto FRED é implementar ferramentas avançadas de deteção remota TIC/UAS (Unmanned Aircraft System) para a adaptação às alterações climáticas das regiões e para a prevenção e a mitigação do risco de catástrofes no seguimento da ocorrência de incêndios.
Pretende-se, assim, promover um aumento significativo da capacidade das autoridades competentes das áreas MED com maior risco. O projeto envolverá diretamente seis áreas-piloto em diferentes países MED, entre as quais uma área piloto na região do Baixo Alentejo, e conectará indiretamente as partes interessadas/beneficiários através da capitalização de resultados e subsequente transferência de ferramentas específicas na prevenção e mitigação de incêndios.