O projeto visa estimular processos de inovação rural com enfoque territorial na zona transfronteiriça da Eurorregião AAA (Alentejo – Algarve – Andaluzia) que inclui os distritos Beja e Faro (Portugal) e Huelva (Espanha), capacitando os agentes públicos e privados para uma melhor e mais eficiente gestão dos fundos europeus.
OBJETIVOS:
1. Fortalecer os elementos da governação territorial transfronteiriça através da criação e reforço de clusters inovadores e redes de setores/agentes, especialmente nas áreas da cadeia de valor dos produtos agroalimentares e da diversificação económica no ambiente rural.
2. Desenvolver um plano de ação transfronteiriço para promover a atratividade dos territórios rurais da raia, para atrair pessoas (especialmente jovens e mulheres), empresas e novas atividades, que promovam o desenvolvimento sustentável e a diversificação económica das zonas rurais e de montanha.
3. Promover e reforçar o quadro de competências da administração pública e do setor privado das áreas rurais para a implementação de ações de inovação, investimento e empreendedorismo empresarial.