Município de Alenquer

PT EN

Museu Regional de Beja / Convento da Conceição


Museu Regional de Beja / Convento da Conceição
Museu Regional de Beja / Convento da Conceição

Nos anos de 1927 e 1928, as coleções do Museu Municipal de Beja passaram para o atual edifício do Convento de Nossa Senhora da Conceição, sendo aumentadas com objetos de arte religiosa provenientes de igrejas demolidas e extintos conventos desta cidade. Seria o início do Museu Regional de Beja como o conhecemos hoje.

 

Neste período a tutela do Museu passou da Câmara Municipal para a da antiga Junta Geral do Distrito, posterior Assembleia Distrital de Beja.

 

O Museu Regional de Beja é hoje tutelado pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, algo que acontece desde dezembro de 2019.

 

O Real Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição foi fundado na segunda metade do século XV pelos Infantes D. Fernando, primeiro duque de Beja, e sua mulher, D. Beatriz.

 

Construído a partir de um pequeno retiro de freiras contíguo ao palácio dos Infantes, o Convento de Conceição pertencia à ordem de Santa Clara e encontrava-se sob jurisdição franciscana.

 

Do seu aspeto geral ainda hoje subsistem algumas influências do tardo-gótico em Portugal. Do espaço primitivo fazem parte a Igreja, o Claustro e a Sala do Capítulo.

 

Morada: Largo da Conceição, 7800-131 Beja                    

Telefone: 284 323 351

E-mail: museuregionaldebeja@cultura-alentejo.gov.pt

Horário (encerra à segunda-feira): 10h – 12h30

14h – 17h30

GPS: 38.013963, -7.863021